segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Taberna 2780 - Oeiras 18/11/2011

Já há muito que tinha vontade de conhecer este restaurante. Surgiu de repente e causou sensação com o conceito de "baixa cozinha" no seu menu de degustação.
O que posso dizer? Foi uma experiência magnifica, o espaço é minúsculo  (9 ou 10 mesas) mas bem decorado num ambiente informal, o serviço atencioso com as duas "taberneiras" - A Geraldine e a Márcia - a deixarem-nos há vontade com a sua boa disposição e descrição divertida dos pratos ( tendo no entanto, um conhecimento do que serviam e dos métodos de confecção que poucas vezes se encontra entre aqueles que servem à mesa).
Em relação à comida, um menu de 5 pratos (2 entradas, 1 prato de peixe, 1 prato de carne e uma sobremesa), o Chef Vitor Areias e a sua equipa (para saber mais visitem o site) desenhou um menu que satisfaz o estômago e desafia os sentidos e a mente. Neste momento está em cena o menu inspirado em produtos outonais, os nomes dos pratos dão apenas pequenas pistas sobre o que esperar, sendo realmente necessária a explicação das "taberneiras" para perceber o resto. Tudo começa com o "couvert", tremoços taberneiros (leia-se tremoços com folhas de oregãos frescos) um patê de ovas de peixe e uma manteiga com ervas, e o pão de pelo 3 tipos dos quais tenho que destacar o mais escuro que podem ver na foto, feito, segundo me foi dito com cerveja guinness.
Depois a primeira entrada: - Quentes e boas, fresquinhas - Castanhas em varias texturas acompanhadas com um granizado de flor de laranjeira (penso eu), que constituem verdadeiros momentos de descoberta e que de forma magica nos fazem realmente pensar no São Martinho. A segunda entrada - Camachino - Não vou dizer muito porque merece realmente ser experimentado, apenas que é à base de marisco e que nós faz pensar (aqueles que como eu gostam de cozinhar) porque é que eu nunca pensei nisto?
O prato de peixe - Bacalhau franciú com desodorizante - Simplesmente perfeito, a apostar em produtos bem portugueses com uma mistura de sabores improvável que de facto funciona. O prato de Carne - Borrego levou na pá da cenoura albina - muito bem conseguido, não foi o meu preferido mas delicioso ainda assim, se tenho alguma coisa a apontar em todo o menu é neste prato talvez o sabor muito intenso a alecrim no esparregado.
A sobremesa - Um sonho de natal - Uma delicia! Uma sobremesa a raiar o doce excessivo sem no entanto transpor esse limite. A combinação de sabores é perfeita.

Nas bebidas eu fiquei pelas não alcoólicas, tendo provado duas, o Capilé Taberneiro e o Cai bem ( que é como quem diz uma groselha com gás ), qualquer uma delas bem adaptada ao acompanhamento de toda a refeição, A Rute, optou por um copo de vinho branco do Douro - Dona Matilde que segundo ela esta também muito bem indicado para o acompanhamento do menu, no entanto, em relação as bebidas recomendo que peçam ajuda à Geraldine nos vinhos e acompanhem cada prato com  uma sugestão diferente, fica mais caro é certo, mas acredito que deve valer a pena.
E isto conduz-me ao final da refeição, o pagamento. Cada menu (bebidas à parte) fica por 26.50 euros, nos gastamos mais cerca de 10 euros em bebidas e café (Nespresso por sinal, portanto peçam logo dois pacotes de açucar já que os da marca Nespresso só trazem 3 gramas ao contrario das 6 a 8 a que estamos habituados) Ou seja, para duas pessoas o jantar terá ficado aproximadamente em 63 euros, mas...Vale a pena.

















Para saberem mais consultem o site http://www.2780taberna.com.
Aberto para jantares de 3ª a Sábado - A reserva é obrigatória ( se tentarem sem reserva é quase um milagre conseguirem mesa.)

1 comentário:

As vossas opiniões, criticas e ideia são sempre bem vindas!