segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estado Liquido - Sushi lounge. 6/11/11

Para inaugurar escolhi um restaurante de sushi, o "Sushi Lounge no Estado liquido".
Facil de encontrar no Largo de Santos, o Estado Liquido tem varias componentes: o bar, o Sushi Lounge,  o Fusion sushi e o Home sushi (serviço de takeaway)
Esta experiência decorreu no sushi lounge, que acaba por se aproximar mais de um restaurante de sushi típico, com alguns pratos tradicionais e outros um pouco mais criativos.
Deixem-me então apresentar-vos as minhas impressões!

Começando pela fachada, esta tem bom aspecto e é bastante  fácil de localizar para alguém que está a passar de carro à procura.



Entramos depois, o sushi lounge fica no primeiro andar, para lá chegar sobem-se umas escadas em tons vermelho/rosa, com um perfume que começa por ser agradável mas que rapidamente se torna demasiado intenso.

No entanto tudo melhora quando se entra no espaço de restaurante propriamente dito. Logo à entrada é dada a opção de escolha do tipo de mesa: alta, baixa ou balcão. Nos optamos por uma mesa alta, mais confortável, (que ainda assim não é muito alta) as mesas baixas implicam ficar sentado quase no chão. O balcão é uma boa opção também porque permite ver a confecção do sushi e em termos de altura será muito provavelmente o sitio mais confortável. Mas bom, nas mesas altas não se está muito mal, principalmente se ficarmos nos sofás. O restaurante tem uma decoração sóbria, em tons de vermelho e preto e uma musica agradável colocada por um DJ que está na sala (não sei se aceita pedidos) na onda do chillout.

Antes de começar a falar da comida um comentário sobre o WC (masculino que foi o único que vi) - Um aspecto limpo sendo que para isso contribui muito o facto de estar pintado de preto, no entanto em termos de odor era bom se conseguissem transferir para lá um pouco do excesso das escadas.

Depois de estarmos sentados a carta foi-nos rapidamente entregue por um dos dois empregados de mesa, ambos competentes, agradáveis no trato e conhecedores dos pratos da ementa.
Do sitio onde estávamos (próximos do balcão), podíamos ver o expositor de peixe, com bom aspecto (o expositor e o peixe), e os chefs de sushi a confeccionarem a dita especialidade.
Da ementa escolhemos:
Entrada:
- Missô shiru (sopa de soja).
- Estado liquido jô (peixe marinado picante com ovas de peixe voador).
Pratos Principais:
- Sushi moriawase simples (13 sushis variados).
- Tempura yassai (legumes panados).

 Sobremesa:
- Castella com ogura (pão de ló japonês feito com chá verde com uma bola de gelado de feijão azuki)
- Matcha (gelado de chá verde).
Para beber:
- Chá verde com menta (frio)
- Chá verde com jasmim (quente)

Tivemos direito ainda a uma oferta do chef: - Uma especialidade estado liquido - Gunka sugoi (sushi envolto em choco braseado, com enguia fumada ao molho do chef e sementes de sesamo.

Sobre as entradas: O prato de peixe marinado com 3 variedades de peixe das quais só pude distinguir o salmão tinha bom aspecto, sendo uma entrada que dá á vontade para ser partilhada, no entanto o verdadeiro nome desta entrada devia ser CEVICHE, pois que não passava disso, um ceviche bom, com a quantidade certa de acido e com os pedaços de peixe um pouco maiores do que o normal mas ainda assim simplesmente um ceviche.
A sopa não era mais do que a clássica sopa misso sendo que já comi melhores.
Sobre os pratos: Uma tábua de sushi boa mas sem grandes novidades, sendo que o que fica na recordação é a qualidade do peixe nas fatias que estavam sobre o arroz, principalmente o atum que foi uma experiência incrível - simplesmente derretia-se na boca! Uma delicia!
A tempura era boa, constituída por pimento, feijão verde, cenoura e courgette, estaladiça como deve ser e nada gordurosa.
Antes das sobremesas tivemos a sorte de receber a oferta do chef, e posso afirmar que junto com o atum, estes rolinhos de choco braseado foram o ponto alto da noite, estes sim, sem duvida a repetir.
As sobremesa: Bom, ficamos um bocadinho desiludidos, de facto, a única coisa "boa" foi o pão de ló japonês,no entanto acredito que seja melhor para comer ao lanche com uma chávena de chá do que para servir com gelado como sobremesa.
O gelado de feijão...não é uma especialidade, principalmente quando o feijão usado para o fazer (que parecia sinceramente feijão vermelho em lata) não foi passado por um coador de rede depois de reduzido a puré para lhe tirar as peles, eu até compreendo a ideia, espera-se que as pessoas percebam que o gelado é feito de feijão verdadeiro, mas a verdade é que não fica muito agradável.
O gelado de matcha... tentando ser simpático, não é muito agradável. A melhor descrição que me ocorre é um gelado com uma cor verde bonita, que sabe a leite em pó e que no final de cada colherada deixa um sabor amargo na boca. (Ainda por cima são 3 bolas) Acho eu que este gelado deveria ser reequacionado e convertido num sorvete de matcha, tenho a certeza que o resultado seria muito mais satisfatório.
Quanto as bebida: Ambos os chás muito agradáveis!

No final, foi um jantar agradável, principalmente pelo ambiente e pelo serviço. Na comida talvez o erro esteja no desconhecimento, provavelmente haverá naquela carta pratos simplesmente geniais (como os rolinhos que o chef ofereceu) que permitam fazer uma refeição de sonho do principio ao fim, infelizmente eu não soube escolher esses pratos.
A refeição ficou em aprox. 65 euros, o que, para a experiencia gastronómica que foi considero excessivo. De facto, na carta, os itens têm um preço que parece estar desajustado do que é oferecido, mas como disse, não conheço todos os itens da carta.
Se já estiveram neste restaurante e tiveram uma experiência diferente por favor digam-me.

8 comentários:

  1. Sergio felicidades neste novo projecto. Acho que vai ser um blog útil.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Senhor Enfermeiro... tive a honra de ser a sua primeira seguidora... Acho que mereço um premio nao acha??? eheheheheh!!... meu amigo eu sigo-te para todo o lado....

    Gostei da ideia!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. E as saudades que tenho de sushi???
    Sérgio, obrigada pela sugestão! Colocarei este espaço nos meus "restaurantes a visitar"!
    Felicidades para este novo espaço!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Estranho Serginho, tornei-me sua seguidora, e já levei seu link para meu blog, mas não apareço na lista de seguidores, se não entrar por favor avise-me que tentarei novamente. Lindo resturante Serginho, embora não sou apreciadora da culinaria chinesa, gostei do seu relato, o interior deve ser muito bonito e os pratos igualmente, embora não os aprecie. Gostei Serginho. Espero que vc e a Rute continuem nessa nova empreitada. Bjos a vc e Rute...Boa semana

    ResponderEliminar
  5. SERGIO ..enhorabuena por este nuevo blog ..muy interesante este restaurante de comida Japonesa ..me gusta todo ...menos el sushi aun esos sabores no los acepto mucho ..el restaurante precioso ...besos MARIMI

    ResponderEliminar
  6. Olá mais uma vez Sérgio;

    O restaurante é um espectáculo!

    Desejo-te muito sucesso e sempre que possível venho cá espreitar as novidades:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  7. Nunca fui a esse restaurante mas tenho pensado ir porque com meu marido adoramos o sushi e cada semana vamos a restaurantes de sushi e fazemos uma lista dos melhores.

    ResponderEliminar

As vossas opiniões, criticas e ideia são sempre bem vindas!